No seguimento do comunicado publicado pelo FC das Antas no seu site oficial, a Altice Portugal veio esclarecer o problema que ocorreu com o VAR no jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Futebol Clube de Arouca, no Estádio do Dragão, para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
A Altice Portugal rejeita qualquer responsabilidade na falha do sistema de videoarbitragem (VAR) que ocorreu durante o referido jogo. De acordo com a empresa, não foi detetada qualquer avaria no suporte do VAR e este não foi substituído.
No momento em que a equipa técnica verificou a falta de energia na fonte de alimentação da UPS (Uninterrupted Power Supply) fornecida pelo FC Porto, devido a um problema na tomada de alimentação, foi rapidamente ligada uma segunda UPS, completamente carregada, restabelecendo assim todos os sistemas e o serviço VAR.
Antes da utilização da segunda UPS, a equipa técnica da Altice e do FC Porto constatou a falha de energia na tomada elétrica do Estádio do Dragão, comprovando a existência de um problema.
Importa salientar que foi a redundância da infraestrutura, com a existência de uma segunda UPS, que permitiu restabelecer o sistema de videoarbitragem.
É importante referir que a tomada elétrica que alimentava o VAR falhou precisamente no momento em que um penálti a favor do FC Porto, que acabou por ser revertido.