Alexsandro Palombo, artista italiano, quis aproveitou a visita do Newcastle, um clube detido pela Arábia Saudita, ao AC Milan durante a primeira fase de grupos da Liga dos Campeões para mostrar a sua revolta num “enorme” protesto.
Palombo criou ilustrações de celebridades futebolisticas como Cristiano Ronaldo, Neymar ou Benzema, segurando bolas cobertas de sangue, alertando para os perigos de como algumas das maiores estrelas do futebol mundial estão a apoiar o país do Oriente Médio.
O artista destacou que a Arábia Saudita tem um histórico problemático em várias áreas.
“Vimos jogadores de futebol ajoelharem-se contra racismo, a pintarem as caras de vermelho contra a violência contra as mulheres, a usarem braçadeiras arco-iris em apoio à comunidade LGBTQ e a condenar a guerra”, começou por escrever.
“Agora, vemos jogadores e treinadores a tornarem-se, orgulhosamente, testemunhos da Arábia Saudita de Mohammed bin Salman, um país que contém as maiores obscuridades, misoginias e ferocidades de sempre, onde os direitos humanos, liberdade de expressão, liberdade para mulheres e para as comunidades LGBTQ não existem”, continuou.
“Não podemos ignorar a verdadeira face do reinado de Mohammed bin Salman, porque isto não é um jogo, mas sim um plano político no qual a Arábia Saudita usa o futebol como um meio de distração maciça para se insinuar nas nossas vidas e adormecer as nossas mentes e consciências”, concluiu.