Os Estados Unidos anunciaram esta semana uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que ajudem a prender Ryan Wedding, de 43 anos, e colocaram o canadiano na lista dos ‘Dez fugitivos mais procurados’ pelo FBI.
O canadiano era um atleta de snowboard que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002, em Salt Lake City, tendo terminando em 24.º lugar no slalom gigante paralelo. Hoje é um dos 16 acusados que enfrentam processos nos Estados Unidos por envolvimento em tráfico de drogas e suspeito de ter orquestrado múltiplos assassinatos e tentativas de assassinato para levar a cabo o negócio, refere o comunicado do FBI.
«Wedding passou de fazer poeira nas pistas de esqui durante os Jogos Olímpicos para distribuir cocaína em pó nas ruas de cidades dos Estados Unidos e na sua terra natal, o Canadá» anunciou Akil Davis, diretor adjunto do escritório do FBI em Los Angeles.
De acordo com procurador federal interino, Joseph McNally, Wedding terá enviado centenas de milhões de dólares em cocaína da Colômbia para os Estados Unidos e Canadá através do México.
🚨 The #FBI has named Ryan James Wedding to its Ten Most Wanted Fugitives List. Wedding is wanted for his alleged involvement in a large-scale transnational drug trafficking operation and orchestrating multiple murders linked to his criminal enterprise: https://t.co/VD2Z9BLu5F pic.twitter.com/jV1796iMGu
— FBI (@FBI) March 6, 2025
The FBI said it is on the hunt for an Olympic athlete turned alleged international drug kingpin.
Former Canadian snowboarder Ryan Wedding is now on the Ten Most Wanted Fugitives list, the agency announced.
Read more: https://t.co/IDIpgh0j3G pic.twitter.com/csyX1DUhqy
— ABC News (@ABC) March 7, 2025