Que POLÉMICA vai no Andebol Europeu.
Depois da maior vitória da HISTÓRIA do andebol português, os Croatas ficaram fora de jogos Olímpicos, depois de 20 anos sempre a marcar presença.
Esta situação revoltou muitos adeptos e mesmo dirigentes croatas, que acreditam que o jogo foi “combinado” entre portugueses e franceses.
À Croácia bastava que Portugal não ganhasse, mas o golo nos últimos segundos deitou qualquer esperança croata por água abaixo.
Mal acabou o jogo, a Federação Croata de Andebol deixou palavras de agradecimento, mostrando a sua desilusão com o enlace final: É difícil, nunca foi tão difícil. A França não jogou uma partida ao seu nível e Portugal soube aproveitar isso. Foi um verdadeiro drama que particularmente nos atingiu”.
O selecionador croata aumentou as dúvidas e a polémica dizendo que “achou estranha a forma como Portugal perdeu com a França“, garantindo que “isso não costuma acontecer com eles [França].”
Os adeptos croatas foram mais longe e inundaram as redes sociais a dizer que houve “arranjo” e que o jogo foi “combinado“, apelidando mesmo de “maior roubo” na história da Federação Internacional de andebol, queixando-se de que a dupla de arbitragem alemã deu muito rapidamente a indicação de jogo passivo nos ataques da França, nos últimos minutos.
Há uma adepta que escreveu mesmo que “A França perdeu de propósito” e que “expulsou intencionalmente” a Croácia dos Jogos Olímpicos, lembrando a rivalidade entre os 2 países no andebol
Muitos adeptos pedem mesmo uma “queixa forma e oficial” ao Comité Olímpico Internacional, mas muitos outros, apesar de concordarem, lembram que isso não pode ser provado, recordando ainda que se a Croácia não tivesse perdido com a França (26-30) nada disto se colocava.
No entanto, também há croatas com bom senso, que lembraram que esta situação só se coloca porque a Croácia ganhou a Portugal favorecida pela arbitragem: “É fácil dizer agora que o jogo França-Portugal foi manipulado. Mas já se esqueceram de que o Duvnjak deveria ter sido expulso mesmo antes do nosso golo da vitória contra Portugal”
roubo”
– os dois conjuntos não são propriamente os “melhores amigos” no andebol.