Site icon Jornal Desportivo

Primeiro cartão branco na história do futebol sénior em Portugal (VÍDEO)

Foi mostrado o primeiro cartão branco na história do futebol sénior em Portugal.

Este cartão visa premiar o fair-play e ja está instituído há uns anos em Portugal, mas só este ano se estreou no futebol sénnio, por enquanto apenas no Campeonato de Portugal. Na formação, já é um cartão habitual.

No entanto, foi no jogo entre Esperança de Lagos e Olhanense, a contar para o Campeonato de Portugal, que o jogador do Esperança do Lagos Gonçalo Teixeira, viu o primeiro cartão branco da história do futebol sénio, logo aos 2 minutos. E o que aconteceu para o árbitro tomar esta decisão de “premiar” o fair-play em campo?

O defesa do Olhanense Joshua Silva julgou ter visto uma segunda bola em campo, e à saída da sua grande área, sem qualquer pressão dos jogadores do Esperança de Lagos, pegou na bola com a mão. Como o jogo não estava parado, o árbitro assinalou a infração, com livre perigoso para o Esperança de Lagos. Ora, o avançado do Lagos, Gonçalo Teixeira, percebeu toda esta confusão e,  na marcação do livre, chutou a bola pela linha final, tendo sido admoestado mediamente pelo árbitro Paulo Barrados, com o tal cartão branco, em virtude do grande lance de fair-play. No final do jogo, o árbitro e o avançado falaram ao canal 11:

Gonçalo Teixeira

“O fair-play é algo regular no futebol. Fui eu, mas qualquer jogador da nossa equipa teria feito o mesmo”.

Árbitro

“Foi a primeira vez que mostrei um cartão branco no futebol sénior. Na formação já o fiz várias vezes. Temos de valorizar estas situações. Foi um momento de credibilização do futebol”.

Sobre o jogo em si, destaque para a primeira vitória de Edgar Davids ao comando do Olhanense, onde viu da bancada o clube de Olhão ir vencer a Lagos.

 

 

Exit mobile version