fonte: abola.pt
Mão pesada para os atletas suíços da seleção sub-23 de esgrima que protagonizaram um incidente diplomático no Europeu que se realizou na Estónia.
A equipa israelita (Alon Sarid, Fyodor Khaperski, Yonatan Masika e Itamar Tavor) venceu a formação helvética por 45 a 34 e conquistou a medalha de ouro nos Europeus sub-23 que se realizaram em Tallin, na capital da Estónia.
Quando chegou o momento de ouvir o hino nacional de Israel, Hatikvah, os suíços Yan Auri, Theo Broshar, Yonatan Fohriman e Sven Vines ficaram virados para a frente, ignorando a tradição e o protocolo de virar-se para as bandeiras enquanto se ouve o hino.
Os israelitas e os italianos, terceiros classificados, fizeram-no, como manda o protocolo, mas a posição dos suíços causou um escândalo e um incidente diplomático que levou o ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Gideon Sa’ar, a chamar-lhes «maus perdedores» e considerar o ato «desrespeitoso».
A Federação Suíça de Esgrima investigou o acontecimento e o embaixador suíço em Israel pediu desculpa, repetindo que as cerimónias desportivas não devem ser usadas para passar mensagens políticas, mas o estrago já estava feito.
Yael Arad, do Comité Olímpico de Israel, disse que o pedido de desculpas foi um passo importante, mas o gesto inicial foi visto como uma provocação e agora os responsáveis suíços decidiram agir com uma punição severa para atletas suíços que desrespeitaram Hatikva.
A Associação Suíça de Esgrima anunciou que retirou os atletas da lista olímpica e cancelou as suas bolsas. Além disso, dois grandes patrocinadores cancelaram os contratos com os atiradores em causa.
Este incidente é semelhante ao que aconteceu em maio de 2023, quando a equipa de esgrima iraquiana se retirou do Campeonato Mundial de Esgrima, em Istambul, para evitar competir com Israel.
📍Tallin Estonia 🇪🇪
The Swiss Under-23 fencing team refused to turn towards the flags while the Israeli national anthem played during the medal ceremony of the European U23 Fencing Championship in Estonia 🇪🇪 pic.twitter.com/gzrBd20bQP
— Tannie تاني 🇵🇸 (@putin_76) April 29, 2025
The Israeli men’s under-23 fencing team achieved a decisive 45-34 victory over Switzerland in the final of the European Championship in Tallinn, Estonia, earning the gold medal.
Following their win, as Israel’s national anthem, “Hatikva,” played, the Swiss team members turned… pic.twitter.com/k4ezfzpH9q
— Creative Community for Peace (@CCFPeace) April 28, 2025