Sebástian Coates já não é jogador do Sporting. O anúncio foi feito pelos leões através de um vídeo publicado nas redes sociais.
Oito anos e meio depois de ter chegado a Alvalade, o central de 33 anos deixa o emblema verde e branco para regressar ao país natal, o Uruguai, e representar o clube que o viu nascer para o futebol, o Nacional de Montevideo.
«Cheguei em janeiro de 2016, tive sempre a certeza de que era o passo certo na minha carreira, vir para este enorme clube, sempre me receberam da melhor maneira, tive sempre a convicção e ambição de conseguir atingir os objetivos pessoais e, mais importante, os objetivos do clube, a cada ano. Hoje, para muitos e para mim, é um dia muito difícil. Tomei, juntamente com a minha família, a decisão de voltar ao meu país, de voltar ao Nacional. Por várias razões achámos que o melhor era voltar», começou por dizer o internacional uruguaio.
«Quero agradecer ao mister, ao Hugo [Viana], ao presidente, que me respeitaram, como pessoa e jogador, que tentaram tudo para que eu mudasse de ideias, mas eu já tinha a decisão tomada. Obviamente que não foi uma decisão fácil, mas acho que nesta altura era a melhor decisão, a que me deixa tranquilo, porque sempre tentei fazer o melhor pelo clube, tentei dar o melhor de mim, trabalhar dia a dia para o clube. Quero agradecer a todos os que trabalham no clube, na Academia, que fazem tudo para que nós, os jogadores, sejamos melhores. Quero agradecer a todos os treinadores que tive no clube, a todos os jogadores que foram meus companheiros, ficarão para sempre no meu coração, foram e são muito importantes para mim», acrescentou.
A terminar, não esqueceu os adeptos e deixou garantia: «Quero agradecer a todos os sportinguistas, pelo vosso apoio, vou ter muitas saudades vossas, vou ter saudades de chegar à Academia, de chegar ao Estádio, de dizer que fui jogador do Sporting. O maior legado que posso deixar é que os meus filhos torcem e torcerão pela vida fora pelo Sporting. Obrigado a todos pelo apoio. Vou ser sempre um leão.»