Depois do triunfo do Sporting sobre o Vitória de Guimarães, Frederico Varandas abordou extensamente a arbitragem e o tratamento mediático do caso do Santa Clara. O presidente reiterou a postura do clube: “O Sporting, na vitória ou na derrota, mantém a sua postura… Sou obrigado a vir defender sobretudo o bom nome do Sporting.”
Varandas recordou o passado da arbitragem portuguesa, destacando que hoje é independente, embora com erros naturais. Sobre o penálti contra o Santa Clara, considerou: “Minha opinião: não é penálti. Mas depois 13 ou 14 minutos a ver se há fora de jogo… Escândalo nacional.”
O presidente criticou a comunicação social e a desigualdade de tratamento: “Farense-Benfica, simulação do Benfica, silêncio. Canto mal assinalado nos Açores dá golo do Sporting, vergonhoso, capas de jornais.”
Varandas salientou ainda a qualidade da arbitragem na Liga dos Campeões: “Se fosse pelo árbitro de campo, o Sporting teria três pontos em vez de dez. Com Nápoles, Marselha, Brugge, vários erros revertidos.”
| Gostou do Artigo ? |
O dirigente terminou criticando o ruído criado por FC Porto e Benfica: “Insustentável foram 40 anos de fruta. Estas histerias só dão gasolina ao balneário, gasolina para o tricampeonato.”
Feliz Natal. 💚 pic.twitter.com/zFAo3hpdwR
— Sporting Things (@Sporting_Things) December 23, 2025

