Sporting decide na segunda parte

O Sporting acaba de golear o Gil Vicente em Barcelos por 0-3, num resultado extremamente penalizador para os gilistas e que não mostra a dificuldade que o Sporting teve.

O jogo começou praticamente com a expulsão de Fujimoto – após consulta do VAR e retificação de amarelo para vermelho – mas os homens da casa não tiveram muito tempo em inferioridade numérica, pois aos 21′ Neto foi expulso, também com vermelho direto, após agressão ao jogador do Gil, e deixou tudo igual. O jogo estava a equilibrado, mas aos 37 minutos houve penalty para o Sporting (também após consulta do VAR). Pote falhou. Até ao fim da primeira parte, o jogo manteve-se muito equilibrado.

A segunda parte começa com um erro incrível do experiente central Rúben Fernandes que falha um passe na zona defensiva e coloca a bola nos pés de Nuno Santos, que avançou para a baliza, rematou e a bola sofreu um desvio decisivo de um defesa que traiu Frelih e o impossibilitou de qualquer defesa.

O Gil respondeu de imediato, mas Fran Navarro, no cara a cara com Adán, fez um passe ao guardião espanhol (é verdade que as condições do avançado da equipa da casa não eram as mais ideias, mas podia ter feito melhor).

Aos 57′, o Sporting fecha o jogo com a entrada de Palhinha, que voltou à competição após lesão. A partir daí só deu Sporting, que conseguiu gerir perfeitamente o jogo.

O Gil queria subir, mas insistia em construir curto e foi tendo perdas de bola em zonas fulcrais. Depois de 2 cantos, o Sporting marcou ao aproveitar uma bola perdida. Pote rematou e Gonçalo Inácio, ao tentar fugir da trajetória da bola, toca-lhe e afasta novamente possibilidade de defesa de Frelih.

Depois somou-se uma panóplia de oportunidades para Pote, mas Frelih levou sempre a melhor (a última teve nota artística do médio ofensivo leonino, mas nem isso permitiu voltar aos golos). Pelo meio, o Gil tem uma oportunidade claríssima, mas 2 jogadores de Barcelos atrapalharam-se e não conseguiram o golo.

Aos 78′ Matheus Nunes foge à expulsão. O árbitro não viu o toque na cara e continuou em campo ( o VAR não pode intervir no 2° amarelo).

Com o Gil muito balanceado na frente, e com Pote a perder o duelo direto com o Frelih, o Sporting chega ao 0-3 já no período de descontos, por intermédio de Daniel Bragança.

O Sporting é agora líder isolado provisório e coloca pressão no Benfica e FC Porto.