FBI oferece 10 milhões de recompensa a quem encontrar ex-atleta olímpico

Os Estados Unidos anunciaram esta semana uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que ajudem a prender Ryan Wedding, de 43 anos, e colocaram o canadiano na lista dos ‘Dez fugitivos mais procurados’ pelo FBI.

O canadiano era um atleta de snowboard que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002, em Salt Lake City, tendo terminando em 24.º lugar no slalom gigante paralelo. Hoje é um dos 16 acusados que enfrentam processos nos Estados Unidos por envolvimento em tráfico de drogas e suspeito de ter orquestrado múltiplos assassinatos e tentativas de assassinato para levar a cabo o negócio, refere o comunicado do FBI.

«Wedding passou de fazer poeira nas pistas de esqui durante os Jogos Olímpicos para distribuir cocaína em pó nas ruas de cidades dos Estados Unidos e na sua terra natal, o Canadá» anunciou Akil Davis, diretor adjunto do escritório do FBI em Los Angeles.

«Os alegados homicídios dos seus concorrentes fazem de Wedding um homem muito perigoso, e a sua inclusão na lista dos Dez Fugitivos Mais Procurados, juntamente com uma importante oferta de recompensa por parte do Departamento de Estado, fará do público o nosso parceiro para que o possamos apanhar antes que ele coloque mais alguém em perigo.»

De acordo com procurador federal interino, Joseph McNally, Wedding terá enviado centenas de milhões de dólares em cocaína da Colômbia para os Estados Unidos e Canadá através do México.