“O Liverpool só não tem 2 jogadores, nós… só temos 3”

Sérgio Conceição referiu hoje um dado curioso que certamente muita gente desconhecia ou nem tinha sequer pensado. A resposta surgiu quando se falava na tão propalada experiência europeia do FC Porto e na eventualidade do FC Porto estar hoje melhor preparado do que quando foi goleado pelos reds (aconteceu as últimas duas vezes em que se enfrentaram. Conceição respondeu com um dado … Factual!!

Comparativamente com o último jogo entre as duas equipas, o Liverpool só não tem 2 jogadores: Lovren e Wjnaldum. Em claro contraste, os dragões só têm no seu plantel 3 jogadores que alinharam nesse último jogo: Corona, Otávio e … Bruno Costa (que entretanto saiu e regressou este ano).  [Sérgio cometeu um pequeno lapso porque no último jogo também jogou Pepe, embora não tenha jogado na primeira mão nem em 2017/2018. Na goleada caseira de 0-5 em 2018 estava Marcano].

Para mim, em alguns momentos do jogo, o Liverpool é a melhor equipa do Mundo. Mudou dois jogadores desde que os defrontámos, Lovren e Wijnaldum, enquanto nós só mantemos três desse plantel, Corona, Otávio e Bruno Costa. Podia estar aqui a falar do nosso orçamento, que é 20 ou 30% do deles, mas isso não entra em campo. Temos de ser tão competitivos como o Liverpool, que é uma equipa muitíssimo competitiva”.

Sintomático do que as duas equipas mudaram e da forma de gestão de cada uma (no FC Porto é uma obrigação vender e reinventar-se constantemente).

Recorde abaixo o último 11 – e os convocados – frente ao Liverpool (17 abril 2019) – derrota por 1-4