As autoridades detiveram Óscar Benítez por ter violado a ordem de restrição que o impedia de se aproximar da sua ex-namorada, Anabelia Ayala. A jovem, de 29 anos, pôs termo à sua vida no fim de dezembro passado, e a família culpa o jogador pelo sucedido.
Segundo os registos das câmaras de vigilância, no dia 30 de dezembro de 2023, Benítez encontrou-se com Anabelia e depois a levou para casa. A jovem ficou visivelmente abalada e trancou-se no quarto, sendo mais tarde encontrada sem vida por enforcamento. O pai de Anabelia, Juan Carlos Ayala, afirmou às autoridades que a filha estava a passar por um grande sofrimento antes do trágico acontecimento, e este deu início a uma investigação rotulada como suicídio.
De acordo com informações vindas da prima da vítima, Benítez assediava constantemente Anabelia através das redes sociais e do telemóvel, levando-a a um grande desgaste emocional e psicológico. Esta não foi a primeira vez em que existiram problemas entre o ex-casal, uma vez que Anabelia – após a separação, em 2019 – voltou para casa após ter sido maltratada e violentada pelo avançado. Nessa altura, a mulher teve de colocar uma ordem de restrição que o impedia de se aproximar dela.
A situação tornou-se ainda mais crítica quando Benítez ameaçou o pai de Anabelia em 2021 e queimou alguns dos seus pertences, o que resultou na sua detenção. Já em fevereiro de 2023, voltou a ser detido após ameaçar a família da ex-companheira com uma faca, tendo consigo uma pistola e munições.