Após penálti de ontem, Benfica já é a equipa com mais penáltis a favor na Liga

Frente ao Gil Vicente, Di María sofreu a falta que valeu o 12.º penálti desta época na Liga a favor do Benfica, que passa assim a ser a equipa do campeonato com mais castigos máximos assinalados a seu favor (ultrapassou o Sporting, que tem 11).

Esta até é uma tendência recente, já que o Benfica só beneficiou de um penálti nas primeiras 10 jornadas do campeonato – foi no último jogo da era de Roger Schmidt, frente ao Moreirense, então treinado por César Peixoto, que agora está nos gilistas. Nesse encontro, coube a Marcos Leonardo fazer o golo do empate aos 90+8’.

Em sentido inverso, nas últimas quatro rondas do campeonato, a equipa de Bruno Lage beneficiou de cinco grandes penalidades: uma contra Boavista (3-0), Rio Ave (3-2) e Gil Vicente (3-0) e duas contra o Nacional (3-0).

Se olharmos para as equipas que somam menos penáltis assinalados a seu favor, descobrimos que as cinco que tiveram o menor número destas ocasiões – Estrela da Amadora, Farense, Gil Vicente, Rio Ave e Casa Pia – somam menos, em conjunto, do que todos os penáltis do Benfica.

Isto porque os clubes acima referidos têm, entre si, 10 grandes penalidades a seu favor.