Em nova divulgação de áudios, o Conselho de Arbitragem da FPF revelou novos detalhes de mais alguns jogos.
Com a presença do vice-presidente João Ferreira no programa Juízo Final da Sport TV+, foram analisados cinco lances de diferentes jogos, incluindo os encontros Estrela da Amadora-Boavista, Sporting-AVS, Estrela da Amadora-Moreirense, Sporting de Braga-Rio Ave e Arouca-Sporting.
Um dos momentos analisados foi o jogo entre o Sporting e o AVS, onde se concluiu que o Sporting deveria ter tido um penálti assinalado a seu favor. O lance em questão envolveu um toque com o braço de Fernando Fonseca após um cabeceamento de Conrad Harder.
“O jogador salta, o braço está afastado do corpo, portanto numa posição não natural, o que constitui infração. O que gostaríamos é que o Ricardo (Baixinho) tivesse detetado o lance e considerasse mão na bola. O Rui (Costa) fez muito bem em chamar o Ricardo (Baixinho), as leis são claras, pois o braço está afastado do corpo e era esperado que aqui fosse assinalado penálti. A intenção não está prevista nas leis do jogo, de maneira a que se analise a posição do corpo. Dizemos aos árbitros que, por norma, os VAR têm razão, pois ele já analisou várias imagens, embora às vezes também errem. O árbitro foi um pouco ingénuo nesta análise e devia ter sido mais cuidadoso”, afirmou João Ferreira.
Explicação de João Ferreira:
“O jogador salta, o braço está afastado do corpo, portanto numa posição não natural, o que constitui infração. O que gostaríamos é que o Ricardo (Baixinho) tivesse detetado o lance e considerasse mão na bola. O Rui (Costa) fez muito bem em chamar o… https://t.co/9lcjp0nz5T pic.twitter.com/XmfNXmzK1g
— Sporting CP Adeptos 🏆 (@Sporting_CPAdep) October 10, 2024