Bernardo Silva critica um dos problemas do futebol em Portugal: “Há coisas que têm de melhorar”

O jogador do Manchester City, Bernardo Silva, partilhou a sua opinião sobre a Liga Portuguesa, afirmando que os jogadores são incentivados a atirar-se para o relvado e que tal comportamento é recompensado. Comparando com a Premier League, o médio destacou um problema cultural em Portugal.

Em entrevista à RTP, Bernardo Silva referiu que o futebol português não está no mesmo patamar que o inglês. Na sua perspetiva, os jogadores portugueses têm muita manha, o que resulta em atitudes pouco desportivas em campo. Segundo o jogador, este comportamento está ligado à educação: “É como os miúdos de cinco anos, tem a ver com a educação.”

O jogador mencionou ainda que a diferença entre a Liga Portuguesa e a Premier League está relacionada com a forma como os árbitros lidam com estas situações. Em Portugal, os jogadores são recompensados por atirarem-se para o chão, o que não acontece da mesma forma em Inglaterra. Para Bernardo Silva, esta mentalidade prejudica a qualidade do futebol praticado em Portugal: “Esta pequena ideia do contactozinho, de ser tudo apitado, faz com que o nosso futebol depois se torne muito chato.”

A avaliação feita pelo jogador do Manchester City aponta um problema que vai para além do desempenho desportivo. Bernardo Silva falou sobre a necessidade de educar os jogadores de forma a evitar comportamentos desonestos em campo e defendeu que a responsabilidade deveria recair sobre a arbitragem: “Porque se for ver, os portugueses que jogam na liga inglesa não se mandam para o chão. É culpa de todo um sistema que tem de se educar. Qual a autoridade mais direta? É o árbitro. Eu mando-me para o chão uma vez, o árbitro não apita, eu mando-me para o chão duas vezes, o árbitro não apita, à terceira eu já não me mando para o chão.”