O Botafogo vai voltar a ter um treinador português: Vasco Matos será, ao que tudo indica, o técnico que se segue.
O emblema brasileiro prepara-se para pagar a cláusula de rescisão, no valor de um milhão de euros. Isso mesmo já foi comunicado ao Santa Clara, falta agora concretizar essa intenção.
Vasco Matos será o terceiro treinador português a treinar o Botafogo no espaço de três anos, depois de Luís Castro (venceu a Taça Rio), Bruno Lage e Artur Jorge, sendo que este último, em 2024, conquistou o título brasileiro e a Libertadores. Saiu depois para o Al-Rayyan, do Qatar, e deixou a fasquia alta, que agora um compatriota vai herdar.
Formado como jogador no Sporting, Vasco Matos representou depois Lourinhanense, Campomaiorense, V. Setúbal, Felgueiras, Olhanense, Beira-Mar, Rapid Bucareste, Portimonense, Desp. Aves, Benfica de Castelo Branco e Vilafranquense.
Iniciou o percurso de treinador como adjunto do Leixões, e depois no Vilafranquense, onde acabou por fazer a transição para técnico principal. Esteve depois no Alverca, mas regressou ao papel de assistente no principal escalão, ao lado de Filipe Martins, no Casa Pia. Em 2023/24 assumiu novamente a liderança de uma equipa, no caso o Santa Clara, e conseguiu o título de campeão da Liga 2 e consequente subida ao principal escalão, onde ocupa atualmente o quinto lugar.