Frederico Varandas, presidente do Sporting, apontou Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e o ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, como responsáveis pela “fase negra” do futebol português. Suas declarações serão reveladas em uma entrevista no programa ‘Trio de Ataque’ da RTP 3.
Varandas afirmou: “Houve um período sombrio conhecido como Apito Dourado. Não sei se hoje será lembrado como o caso dos Emails, mas ambos representam momentos difíceis do futebol português, e é importante dizer que esses períodos têm dois rostos: Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. O jogo estava viciado desde o início, o que tornava tudo muito complicado.”
Ele continuou, mencionando a influência de ambos os dirigentes: “Pinto da Costa tinha toda a sua estrutura montada. Mais tarde, Luís Filipe Vieira, talvez cansado de investir sem conseguir vencer, fez uma ‘portização’ do Benfica, envolvendo pessoas conhecidas.”
Varandas finalizou comentando sobre Paulo Gonçalves: “Ele é um denominador comum em todos os processos. Fez parte da sociedade do Porto e, curiosamente, foi para o Boavista, onde o clube conquistou um campeonato. Sai do Boavista quando a equipa desce de divisão no caso Apito Dourado, passando ileso, e é então que Vieira o contrata.”
Ver esta publicação no Instagram