Em entrevista ao Canal 11, Jorge Jesus voltou a comparar o futebol português e o futebol saudita, considerando que este último é muito superior ao primeiro, e afirmou mesmo que, dos jogadores do Benfica, apenas Di María teria lugar na sua equipa do Al Hilal, apesar de Marcos Leonardo, ex-águia, ser titular indiscutível no seu ataque.
Para começar a conversa, o técnico português falou sobre a intensidade de jogo na Arábia Saudita: «É uma falsa questão. O que é que dá intensidade à bola? Duas coisas, a qualidade do jogador e a qualidade do relvado. Se tens grandes jogadores, seja na Arábia Saudita ou onde for, e bons relvados, a intensidade do jogo aumenta. Depois pode baixar a intensidade do jogo, por causa da temporada, por fazer muito calor, e o desgaste do jogador é muito mais rápido do que por exemplo em Inglaterra, onde seja frio, portanto mantém-se mais tempo, mas não porque o jogo não tenha intensidade porque não há qualidade. É o contrário. Se no país tens grandes jogadores como é que podes dizer que o nível de Portugal é melhor do que na liga saudita, não há comparação possível.»
«As grandes equipas portuguesas para as sauditas, é só ver, a qualidade dos jogadores do Al Nassr, Al Ittihad. Isto não tem conversa, são factos. Eles teriam muitas dificuldades em serem campeões da Arábia Saudita. O Benfica, Sporting e FC Porto perderam qualidade aos anos que passaram, as minhas equipas do Benfica tinham jogadores com muito melhor qualidade. O FC Porto tinha uma super equipa, o Sporting naquele tempo não tanto, mas eram jogadores com outra qualidade», explicou, abordando o problema principal no futebol português.
«Questões financeiras. Portugal há cinco anos, dez anos atrás, aí sempre fomos os pioneiros, contratávamos jogadores no Brasil, Argentina, jogadores baratos, e fazia-se grandes jogadores. Agora não. Os outros países já viram, sabem como é que se faz, ainda continuam a comprar em Portugal, mas já vão a qualquer parte do mundo e por isso fomos perdendo qualidade em termos de jogadores individuais. Aparece uma surpresa de vez em quando, o Gyokeres, por exemplo, este ano. No Benfica voltou o Di María. Quem jogava aqui? Principalmente jogadores do Benfica, se calhar só jogava o Di María (risos)», atirou.
Fica a saber tudo sobre a entrevista de Jorge Jesus amanhã, às 21h30, no Canal 11! 📺👨🏫#Canal11 #FutebolEmPortuguês pic.twitter.com/n53v3LtYUt
— Canal 11 (@Canal_11Oficial) February 9, 2025