Devido a um incidente ocorrido durante o jogo inaugural da fase de grupos entre Sérvia e Inglaterra, a UEFA proibiu Arlind Sadiku, jornalista da estação televisiva kosovar Artmotion, de entrar em qualquer estádio do Euro 2024.
Ao jornal britânico “The Guardian”, o repórter explicou que foi posicionado diretamente à frente de centenas de adeptos sérvios. Durante o jogo, estes adeptos entoaram cânticos nacionalistas, incluindo um que afirmava “O Kosovo é o coração da Sérvia”.
Arlind Sadiku, cansado do que estava a ouvir, virou-se para o público e fez o gesto conhecido como a águia. Importa lembrar que a Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, e as tensões entre os dois países persistem desde o final da guerra em 1999. O gesto, que faz referência à bandeira da Albânia, país também em conflito com a Sérvia, foi interpretado pela UEFA como um caso de má conduta e expulsaram o jornalista.
🇪🇺 El periodista de origen Kosovar Arlind Sadiku 🇽🇰, le hizo el gesto del Águila a los Serbios 🇷🇸.
El Águila Bicefala se encuentra en la bandera de Albania 🇦🇱 y es un símbolo propio del nacionalismo Albaneses pic.twitter.com/zYJJwqyNT5
— 🥊𝕳 BARRAS DEL MUNDO ⚽🍺 (@Barras_LATAM) June 16, 2024