“Juizo Final” confirma: 2º golo do Sporting foi em fora-de-jogo, mas o VAR não pôde intervir (VÍDEO)

O empate do Sporting com o AVS SAD, a dois golos, gerou grande polémica nas redes sociais, especialmente devido a um lance controverso no segundo golo dos leões, que parece estar claramente em fora-de-jogo. A situação gerou muitas discussões, com muitos a questionarem a atuação do VAR.

José Leirós, analista de arbitragem, veio a público explicar o motivo pelo qual o VAR não interveio neste lance específico. De acordo com Leirós, a decisão foi tomada porque, apesar de a posição do jogador do Sporting parecer estar em fora-de-jogo no momento em que a bola foi lançada, não houve uma infração clara que justificasse a intervenção do VAR. Ele explicou que, para o VAR poder intervir e anular o golo, seria necessário que a posição de fora-de-jogo fosse considerada uma interferência direta no lance, o que não aconteceu neste caso. Em termos técnicos, o VAR só pode intervir quando a infração é evidente e impacta diretamente no desenvolvimento da jogada.

Esse lance tem sido amplamente discutido, com muitos adeptos a questionarem a aplicação das regras, mas a análise de José Leirós procurou esclarecer a razão pela qual o VAR não intercedeu, deixando claro que, no entendimento dos responsáveis pela arbitragem, o golo foi validado de acordo com os parâmetros estabelecidos.

@futeboldivertidopt♬ som original FutebolDivertido