No podcast Bajo Los Palos, de Iker Casillas, Luís Figo relembrou os primeiros passos da sua carreira e explicou por que razão optou pelo Sporting em vez do Benfica quando era jovem. Segundo o antigo internacional português, o critério físico foi um fator determinante na sua escolha:
“Tinha muitos amigos que jogavam no Sporting na formação e eles diziam que entrar no Sporting era mais fácil do que no Benfica porque escolhiam pessoas com mais estatura física.”
Figo também recordou as dificuldades iniciais para garantir um lugar na equipa leonina, revelando que passou por um período de incerteza:
“Passei cerca de um mês a treinar quando tinha 12 anos. Eu morava do outro lado do rio, tinha de pegar um barco para chegar aos treinos. Chegou um momento em que eu não aguentava mais e fui até o treinador e disse a ele ‘por favor, me diga algo. Sim ou não’.”
O ex-jogador falou ainda sobre a sua passagem pelo Barcelona e a polémica transferência para o Real Madrid, que marcou uma das maiores rivalidades da história do futebol:
“Quando cheguei ao Barcelona identifiquei-me muito com o clube. Quando estive lá dei tudo de mim. Talvez seja por isso que, quando dás tudo o que tens e sentes que não és reconhecido, acabas por te afastar. Nunca negarei o meu passado.”