O futebol nacional e, sobretudo, o Sporting está de luto! Morreu Rui Oliveira e Costa, famoso adepto leonino, que ficou mais conhecido do público em geral por ter sido (exímio) comentador desportivo dos leões.
Desaparece aos 73 anos, após vários anos de luta contra doença prolongada.
Teve uma vida social muito ativa, tendo sido deputado, membro das comissões nacionais de PSD e PS. Fez também parte do Secretariado Nacional da UGT e foi admirador na eurosondagem.
Foi membro do já extinto Conselho Leonino pela primeira vez a partir de 1997. Em 1998 teve uma passagem efémera pelo jornal do clube, destacando-se como comentador desportivo durante largos anos, em programas como “Trio de Ataque”, entre outros.. Por fim, e na área académica, foi professor de de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona.
Foi o próprio Sporting que deu conta do seu falecimento em nota oficial no seu site:
“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Rui Oliveira e Costa, Sócio n.º 11231, antigo membro do Conselho Leonino e antigo director do Jornal Sporting, que faleceu esta terça-feira aos 73 anos.
Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.”
Apesar de ser comentador desportivo afeto ao Sporting, sempre teve um nível superlativo e de respeito para com os colegas de outros clubes, sendo por todos um homem muito acarinhado.
Os nossos sinceros pêsames à família e amigos. Que descanse em paz.