Mourinho critica o campeonato português: «Não é competitivo»

Não é a primeira vez que José Mourinho se mostra aberto a, num futuro próximo, regressar a Portugal, seja para comandar a Seleção Nacional ou para orientar um dos três grandes clubes, FC Porto, Benfica e Sporting, mas o técnico português do Fenerbahçe criticou duramente o campeonato português, principalmente pela falta de equilíbrio com as restantes equipas.

«Faz [parte dos meus planos regressar], claro, quero morrer em Portugal [risos]. Sim, sem dúvida, porque não. Vejo isso a acontecer, mas não me interpretem mal. Acho que é normal se um dia vir a acontecer. Treinar a Seleção portuguesa é normal se acontecer. Já pude e ainda este ano podia ter ido treinar uma seleção das boas, mas não consigo. Acho que um dia vou treinar Portugal, os jogadores todos eles têm o sonho de treinar na Seleção, eu também tenho. Por uma questão de opção nunca o fiz, oportunidades tive. Era muito cedo, tinha objetivos completamente diferentes, apesar de os ter dito já e confirmar que não penso, nem consigo deslumbrar o meu final como treinador. Mas obviamente que já tenho mais tempo passado do que futuro como treinador. Um Mundial é uma coisa que quero fazer, sim ou sim, seja por Portugal ou qualquer outra seleção, sim ou sim, mas acho que devia ser com Portugal. Não me estou a oferecer, mas acho é uma coisa que devia acontecer com alguma naturalidade e acho que um dia vai acontecer», começou por dizer, em entrevista ao Canal 11, falando a nível de clube.

«A nível de clube também. Portugal tem três clubes grandes, de grande prestígio. Se um dia se proporcionar pode ser que sim, tem é que ser no momento certo e no passado já houve a possibilidade de acontecer, mas no mundo errado. Quem? Nunca digo essas coisas. Se me for apresentada uma proposta? Conversámos. Tenho boas relações com os presidentes todos [risos]. Não, estou a brincar, com todo o respeito para os que estão lá. Mas não, não digo que não. Como princípio dizer ‘ah eu nunca vou treinar um clube em Portugal’. Não digo, não digo, são grandes clubes, como é que eu vou dizer que não», explicou, afirmando que Portugal pode sonhar com a conquista do Mundial 2026.

Mourinho criticou ainda a Liga portuguesa:
«Não é competitiva. Quando saí da Roma estive em Portugal meia dúzia de meses e fui várias vezes à Luz, a Alvalade. Vi muitas vezes Benfica e Sporting contra as equipas da metade para baixo, não é competitivo. O que se pode fazer? Não sei, estou por fora, não sei se a centralização dos direitos televisivos pode equilibrar mais as forças, mas quando vemos orçamentos, mercados de transferências, jogadores que vêm… Acho que estamos a falar de uma luta muito, muito desigual. Os três grandes são os três grandes, e claro que o SC Braga cresce e cresce com todo o mérito, mas FC Porto, Benfica e Sporting continuam com uma diferença significativa», referiu, não apostando num vencedor em 2025/26.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto