Paulo Lopo e Pinto da Costa, os presidentes do Estrela da Amadora e do FC Porto, estavam tão focados no lance entre Pepe e Léo Jabá que até partilharam o mesmo telemóvel para ver as imagens. Aconteceu logo aos 4 minutos de jogo, quando Pepe tocou em Léo Jabá dentro da grande área do Porto. Inicialmente, o árbitro João Pinheiro assinalou penálti, mas mudou de decisão após rever as imagens com a ajuda do videoárbitro.
As imagens mostram claramente que não houve motivo para assinalar penálti. O remate de Ronaldo ressaltou em David Carmo e a bola sobrou para Léo Jabá, que ainda conseguiu rematar antes de cair após o toque de Pepe. Foi um lance duvidoso, mas o VAR alertou João Pinheiro para a situação.
Esta situação ocorreu durante o jogo entre Estrela da Amadora e FC Porto, a contar para a Liga Portugal Betclic. As equipas estavam ansiosas por conquistar a vitória, e um penálti poderia ser decisivo para o resultado final. No entanto, a tecnologia veio em auxílio da decisão do árbitro, evitando um erro que poderia influenciar o resultado.
Estrela Amadora, Caso, Léo Jabá (VAR), 5m
Não há penálti! O remate de Ronaldo ressalta em David Carmo e sobra para Leo Jabá, este ainda remata mas cai após toque de Pepe. Inicialmente João Pinheiro assinalou a grande penalidade, mas alertado pelo VA#LigaPortugalBetclic #CFEAFCP pic.twitter.com/z7zqR9h7RQ
— VSPORTS ARCHIVE (@VsportsArchive) September 15, 2023