Aurélio Pereira, o icónico coordenador da formação do Sporting, faleceu esta terça-feira aos 77 anos. Reconhecido como o ‘Senhor Formação’, fez história no futebol nacional ao descobrir grandes talentos como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre e Ricardo Quaresma.
O Sporting emitiu um comunicado no qual prestou tributo à sua memória, afirmando que “será sempre lembrado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e da história do Sporting Clube de Portugal.” Através da mensagem, o clube descreveu-o como “uma pessoa consensual para todos” e “um mestre na sua área.”
Ligado ao clube durante cerca de quatro décadas, Aurélio Pereira desempenhou a função de coordenador de scouting até à temporada 2018/19. Foi agraciado com a Ordem de Mérito da UEFA e teve a honra de ver um dos campos da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, nomeado em sua homenagem.
Comunicado do clube:
“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos.
Nascido a 1 de Outubro de 1947, desde cedo se uniu ao Sporting CP para jogar futebol e mais tarde, depois de sair para o Clube Futebol Benfica onde se tornou treinador, regressou ao Clube para treinar os escalões mais jovens durante cerca de 20 anos.
Em 1988, criou e passou a liderar o Departamento de Recrutamento e Formação e a história a partir daí é mais do que conhecida e reconhecida: encontrou grande parte dos maiores talentos nacionais e trouxe-os para o Sporting CP, onde cresceram e vingaram, passando depois para grandes palcos do futebol mundial.
De Paulo Futre, a Luís Figo ou a Cristiano Ronaldo, mas também a talentos mais recentes, Aurélio Pereira é o grande responsável pela carreira de várias das figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos.
Foi um mestre em vida na sua área e uma pessoa consensual para todos, tendo sido sempre reconhecido pelo ‘seu’ Sporting CP: recebeu dois Prémios Stromp e um Leão de Ouro e, em 2012, o Clube atribui o seu nome ao principal relvado/estádio da Academia Sporting.
Em 2016, viu a Selecção Nacional portuguesa ganhar o Campeonato da Europa em França com o contributo de 10 jogadores por si descobertos, o que valeu o epíteto de “Os Aurélios”.
Em 2017, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa e, em 2018, a UEFA distinguiu-o com a Ordem de Mérito, um prémio pelo seu inigualável contributo para o desenvolvimento do futebol português e europeu.
Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal.
Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço, dedicação, devoção e glória de Leão ao peito”.