Confrontos entre cerca de 150 adeptos das claques do Palmeiras e do Cruzeiro, provocaram um morto e 12 feridos na madrugada deste domingo em Mairiporã, nos arredores de São Paulo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) todas as vítimas são do Cruzeiro, que voltavam de um jogo em Curitiba frente ao Athletico Paranaense; os do Palmeiras voltavam do jogo com o Fortaleza. Pelo menos dois dos autocarros que transportavam adeptos foram atingidos numa portagem: um foi incendiado e a outro foram partidos os vidros.
Ainda segundo a PRF, os confrontos ocorreram de madrugada, por volta das 5.20 horas, quando os autocarros com a adeptos das equipas rivais se cruzaram, pararam e desencadearam confrontos.
No local estiveram elementos de assistência médica, bombeiros para apagar o fogo e a Polícia Militar (PM) foi acionada para avaliar a ocorrência.
Como recorda o Globoesporte, as claques de Palmeiras e Cruzeiro tem um histórico de conflito, desde 1988, entre a Mancha Verde e a Máfia Azul.
Em vídeos que circulam na internet, é possível ouvir gritos de «É a Mancha Verde do Palmeiras», em que alguém filma outros adeptos a agredir com paus e barras de ferro pessoas já indefesas no chão.
Mancha Verde, the main ultra group of Palmeiras, set fire to the bus of Máfia Azul, the main ultra group of Cruzeiro, who were returning from Curitiba after last night's game against Athletico.
Several Cruzeiro fans were injured, as they were brutally beaten and burned. pic.twitter.com/nqFyINGK59
— Football Report (@FootballReprt) October 27, 2024
CRIME ORGANIZADO NO FUTEBOL: circulam nesta manhã (27) vídeos de torcedores do Cruzeiro MG atacados por supostos torcedores da Mancha Verde do Palmeiras. Vários foram espancados violentamente e humilhados. Ônibus foi incendiado e há informes, ainda não confirmados, de 1 morto pic.twitter.com/Gus8oIM1gY
— Coluna Esplanada (@colunaesplanada) October 27, 2024
Vídeo da barbárie.
Um ônibus de torcedores do Cruzeiro, da Máfia Azul, que voltavam de Curitiba, foi atacado na Rodovia Fernão Dias em Mairiporã, São Paulo, por membros da torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde.
— Fut Brasileirão (@futbrasileirao_) October 27, 2024
😔 🇧🇷 NOTICIA TRISTÍSIMA EN BRASIL
🚨 Un hincha de Cruzeiro murió tras una emboscada producida por la Mancha Verde, el sector más violento de la barra de Palmeiras
✍️ El grupo del club paulista incendió un micro en el que viajaban los fanáticos mineiros
📹 @ritmodetorcida pic.twitter.com/d9mrXar8lw
— SportsCenter (@SC_ESPN) October 27, 2024