Varandas lançou bicada para José Mourinho durante a gala do Sporting (VÍDEO)

Durante a gala Rugidos de Leão, Frederico Varandas não poupou críticas e lançou mensagens diretas, incluindo uma bicada a José Mourinho ao falar da comunicação dos treinadores rivais. O presidente do Sporting começou por defender Rui Borges e alfinetar o técnico do Benfica: «Míster, o seu problema é que não faz um show de comunicação.»

Ao longo do discurso, Varandas abordou vários temas polémicos do futebol português, sempre sublinhando que, segundo ele, existe uma narrativa alimentada pelos rivais — incluindo o clube orientado por Mourinho. Criticou a ideia do “manto verde”: «Os presidentes do FC Porto e do Benfica são patetas? Acho que não», recordando ainda que «no ano passado o Sporting foi o clube mais penalizado dos três grandes».

O líder leonino também contestou a análise ao polémico canto nos Açores: «Parecia que havia uma toupeira debaixo do relvado. (…) É pura demagogia e falta de seriedade, tenham vergonha.» Apontou ainda o excesso de comunicados dos rivais: «Nas últimas duas épocas e no início desta, o Benfica fez 20 comunicados sobre arbitragem e o FC Porto 19. O Sporting fez dois, e fui eu que falei. (…) Não nos escondemos atrás de posts não assinados.»

Sobre o episódio do árbitro enviado para a “jarra”, criticou a Federação: «Queimar um árbitro em praça pública é muito grave. (…) Se na Liga e na FPF não têm arcaboiço para enfrentar um ou dois grandes ao mesmo tempo, desistam.» Reforçou: «O que está pior é o desespero do Sporting em ganhar o tricampeonato.»

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Varandas não poupou críticas ao FC Porto e a André Villas-Boas: «Disseram que vinha uma lufada de ar fresco, mas é bafio e hipocrisia do pior que o futebol português já conheceu.» Sobre o caso Fábio Veríssimo, foi ainda mais duro: «É mau de mais, é baixo de mais. (…) O FC Porto fez um comunicado de sete pontos e não há um pedido de desculpa.»

Acusou o clube portista de postura incoerente relativamente ao VAR: «Vejo o FC Porto preocupado com o VAR nos estádios, mas é preciso que ninguém vá lá desligá-lo.» E recordou que os problemas de bateria do sistema só foram noticiados «no Estádio do Dragão».

Para terminar, Varandas destacou as diferenças de valores entre os clubes: «Não somos iguais e não queremos ser iguais.» E apelou ao apoio dos adeptos na luta pelo título: «Sabemos bem o que o campeonato significa para os nossos rivais. Lutem connosco, lado a lado, com orgulho e alegria de pertencer ao melhor Sporting da vossa vida.»