O FC Porto somou a primeira vitória na Liga dos Campeões ao bater nesta quinta-feira o SG Flensburg-Handewitt (28-27), no Dragão Arena, em partida referente à segunda jornada do Grupo B. Na ronda inaugural da prova, os azuis e brancos perderam frente ao HC Motor Zaporozhye (30-27), na Ucrânia.
Numa primeira parte muito disputada, é justo dizer que o FC Porto esteve quase sempre por cima e na liderança do marcador, para a qual Sebastian Frandsen contribuiu e muito. O gigante guarda-redes dinamarquês fez uma mão-cheia de grandes defesas que mantiveram os Dragões na frente até ao descanso (13-12). Daymaro Salina, autor de três golos, era o melhor marcador portista após os 30 minutos iniciais.
Na outra baliza, Benjamin Buric não esteve menos inspirado do que Sebastian Frandsen e foi o grande responsável pela reviravolta do SG Flensburg-Handewitt, mas o FC Porto não permitiria a festa alemã na Invicta. A três segundos do fim, com 27-27 no marcador, Pedro Cruz sofreu falta para livre de sete metros e António Areia assumiu a responsabilidade do último remate do jogo. O ponta direita não vacilou e marcou o golo que consumou o triunfo do FC Porto perante um Dragão Arena mais efervescente do que nunca. A Nação Porto fez-se sentir como sempre e embalou os campeões nacionais para uma grande vitória em mais uma grande noite europeia.
“É fantástico. Antes de mais, quero falar sobre os adeptos e expressar a minha felicidade pelo regresso deles. Os adeptos ajudam-nos muito e dão-nos uma grande energia, são sempre incríveis. Estou muito orgulhoso da equipa e da forma como ganhámos este jogo. Na segunda parte tivemos boas chances, mas falhámos algumas e eles foram aproveitando. Esta equipa vai lutar pela vitória em todos os jogos, mas no próximo talvez possamos dar mais tempo de jogo a jogadores que hoje não jogaram tanto. Agora vamos descansar, recuperar, e no domingo estamos de volta ao Dragão Arena”, afirmou Magnus Andersson após a partida.
O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 15h00 (FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Póvoa AC, em jogo a contar para a segunda jornada do Andebol 1.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SG FLENSBURG-HANDEWITT, 28-27
Liga dos Campeões, Grupo B, 2.ª jornada
23 de setembro de 2021
Dragão Arena
Árbitros: Slave Nikolov e Gjorgji Nachevski (Macedónia)
FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (2), Victor Iturriza (2), Pedro Cruz (4), Diogo Oliveira, Djibril M’Bengue, Rui Silva (3), Daymaro Salina (6), Ivan Sliskovic (2), Leonel Fernandes, Diogo Branquinho (1), Diogo Silva (3), António Areia (3), Miguel Alves (2) e Fábio Magalhães
Treinador: Magnus Andersson
SG FLENSBURG-HANDEWITT: Benjamin Buric, Felix Backhaus e Kevin Moller (g.r.); Johannes Golla (5), Simon Hald Jensen, Lasse Svan (4), Oscar von Oettingen (2), Hampus Wanne (8), Marius Steinhauser, Mads Mensah Larsen (2), Jim Gottfridsson (3), Emil Jakobsen, Aaron Mensing Hans (3) e Anton Lindskog
Treinador: Maik Machulla
Ao intervalo: 13-12
Fonte: FC Porto
O momento decisivo
Insane comeback by Porto! Down 27-24 with 3 minutes remaining. Areia decides it. 28-27!
🎥: @ehfcl #handball #ehfcl pic.twitter.com/PsXLTpMp2n— Rasmus Boysen (@RasmusBoysen92) September 23, 2021
A festa do Dragão Arena foi qualquer coisa de ARREPIANTE😱
𝗢 𝗠𝗢𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 @ Dragão Arena 🤩 Incrível, Dragões!#FCPortoAndebol #FCPortoSports pic.twitter.com/VuvybAhK2w
— FC Porto (@FCPorto) September 23, 2021
🙋♂️🙋♀️Quem gritou 𝗚𝗢𝗟𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢 a plenos pulmões?#FCPortoAndebol #FCPortoSports pic.twitter.com/wr6IgndSl9
— FC Porto (@FCPorto) September 23, 2021