Itália e Inglaterra proíbem casas de apostas nas camisolas

A Itália foi pioneira na implementação de medidas de licenciamento e legalização de jogos online, tornando-se em 2019, o primeiro país a proibir a publicidade desse tipo de apostas durante eventos desportivos. Inglaterra seguiu o mesmo caminho em 2021 e desde então que ainda se mantém.

Apesar das preocupações iniciais das ligas nacionais e dos clubes sobre a possível perda de receitas, os decretos foram mantidos devido aos malefícios associados ao aumento da exposição e influência dos jogos de azar na vida humana.

Inspirada pela revisão feita pelo governo inglês, a Premier League aprovou em abril a remoção de anúncios de jogos de azar até o final da temporada 2025/26.

No cenário dos clubes portugueses, a realidade contrasta significativamente com os cinco principais campeonatos europeus, pois 13 dos 18 clubes da edição 2023/24 da Primeira Liga têm uma empresa de apostas desportivas como patrocinadora principal nas camisolas. Isso representa uma transversalidade de 72% na prova, que incluiu a Betclic como patrocinadora oficial nesta temporada, substituindo a Bwin.