Portugal derrotado pela Islândia na estreia do Euro

PORTUGAL entrou (muito) mal no Europeu de Andebol, ao perder com a Islândia de forma clara por 4 golos, 24-28 (e porque recuperamos desvantagens de 6 e 7 golos na reta final). Ao intervalo o jogo estava 10-14, pelo que o parcial da segunda parte não foi mau (empatamos a 14).

Os anteriores confrontos não faziam prever esta diferença tão clara no marcador, uma vez que nos últimos 10 jogos, só por 2 vezes houve uma diferença igual ou superior a 4 golos entre as duas seleções e uma delas foi vitória Portuguesa (ver estatísticas recentes no fim do artigo).

Num Europeu em que os grupos têm apenas 3 equipas, Portugal complica muito a sua vida, ainda que a passagem não seja impossível.

Portugal mostrou-se (demasiado) ineficaz e teve várias falhas técnicas. Em termos defensivos, também não esteve ao seu nível, mas o guardião português Capdeville até esteve em grande nível.

A seleção lusa teve vários casos de COVID-19 (e alguns não puderam seguir para o Euro), mas isso não pode servir de desculpa.

Os melhores do lado da seleção das quinas foram Fábio Magalhães, Rui Silva, Iturriza, António Areia e Leonel Fernandes, curiosamente todos da mesma equipa, o FC Porto, assim como o guarda redes Capdeville, do Benfica. Salvador Salvador do Sporting também esteve a bom nível. As maiores desilusões foram sem dúvida Miguel Martins e Gilberto Duarte.

Domingo há novo jogo e … Decisivo. Portugal joga contra a anfitriã Hungria, que foi surpreendida pelos Países Baixos no outro jogo do grupo, com derrota por 31-28!