UEFA vai juntar-se à France Football, criar uma nova Bola de Ouro e ainda mais dois prémios

A UEFA e a France Football unem-se para co-organizarem a prestigiada Bola de Ouro a partir da próxima edição. O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, anunciou uma parceria com o grupo Amaury, proprietário do L’Équipe e da France Football, com o objetivo de partilhar a responsabilidade de organizar este importante prémio, seguindo assim o exemplo adotado pela FIFA de 2010 a 2015.

Esta colaboração visa fortalecer ainda mais a posição da Bola de Ouro, reconhecendo o impacto global que o futebol tem na sociedade. Ao unirem forças, a UEFA e a France Football esperam enriquecer a experiência dos adeptos e aumentar a prestígio do prémio.

Uma das novidades desta parceria é a introdução de dois prémios adicionais: o Prémio de Treinador do Ano, tanto para homens como para mulheres. Esta é uma forma de reconhecer a contribuição valiosa dos treinadores para o sucesso das suas equipas. Os treinadores desempenham um papel crucial na formação e no desenvolvimento dos jogadores, moldando o desempenho das equipas tanto em competições nacionais como internacionais.

Apesar da colaboração entre a UEFA e a France Football, a lista atual de prémios da Bola de Ouro permanecerá inalterada. A Bola de Ouro Masculina e Feminina continuarão a ser os troféus mais cobiçados, honrando os jogadores que se destacaram ao longo da temporada. Além disso, o Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador com menos de 21 anos, o Troféu Yashin, para o melhor guarda-redes, o Troféu Gerd Müller, ao melhor goleador da temporada anterior, o Troféu Clube da Temporada Masculina, o Troféu Clube da Temporada Feminina e o Prémio Sócrates, pelo trabalho humanitário, também continuarão a fazer parte da premiação.